Organismos Geneticamente Modificados (OGM)

segunda-feira, 14 de março de 2011

Tal como referido no vídeo do post anterior, os Organismos Geneticamente Modificados não apresentam apenas vantagens; quando em (ab)uso excessivo apresentam graves implicações éticas, sociais e religiosas.

OGM são organismos geneticamente modificados, cujo material genético foi deliberadamente alterado pelo ser humano através de técnicas de biotecnologia.
A transformação do genoma de uma planta ou animal pode ser feita utilizando apenas material genético que a espécie já possui, através da alteração de determinados genes ou da realização de cópias de genes de modo a duplicar o seu efeito. Alternativamente, pode-se inserir no genoma de um ser vivo, um ou mais genes de espécies diferentes. Os OGM que foram produzidos por este segundo método são chamados de transgénicos e o seu objectivo é conferir determinadas propriedades a um ser vivo que este anteriormente não possuía e que estão presentes noutra espécie.

Neste momento já se produzem OGM muito diversos, incluindo animais (dos ratos aos peixes), plantas, fungos, bactérias e outros microrganismos. As razões para a sua produção são igualmente variadas, desde uma aplicação puramente científica, uma vez que as técnicas da engenharia genética permitem responder a questões fundamentais sobre o funcionamento dos genes, à produção de produtos farmacêuticos. No entanto, neste momento a aplicação mais generalizada e polémica dos OGM é na agricultura.

 

Vantagens das OGM:
· Melhoramento das propriedades nutritivas
· Produção em grande número de vários alimentos
· Aumento da resistência das novas espécies a pragas e doenças
· As novas espécies tornam-se mais resistentes a herbicidas
· Estes tornam-se mais tolerantes às condições ambientais adversas
· Produção de espécies com novas características desejáveis
Desvantagens das OGM:
· As ervas daninhas tornam-se mais resistentes o que pode dar origem a novas doenças
· Potencial aumento dos sintomas de alergia a certos alimentos
· Empobrecimento da biodiversidade
· Aparecimento de novos vírus na Natureza
· Prejudicação do tratamento de doenças em homens e animais, devido à existência de genes resistentes a antibióticos em várias plantações

0 comentários:

Enviar um comentário